quinta-feira, 17 de setembro de 2009

SOLIDÃO



Há quem procure lugares de retiro no campo, na praia, na montanha; e acontece-te também desejar estas coisas em grau subido.
Mas, tudo isso revela uma grande simplicidade de espírito, porque podemos, sempre que assim o quisermos, encontrar retiro em nós mesmos.
Em parte alguma se encontra lugar mais tranquilo, mais isento de arruídos, que na alma, sobretudo quando se tem dentro dela aqueles bens sobre que basta inclinar-se para que, logo se recobre toda a liberdade de espírito; e por liberdade de espírito outra coisa não quero dizer que o estado de uma alma bem ordenada.
Assegura-te constantemente um tal retiro e renova-te nele.
Nele encontrarás essas máximas concisas e essenciais; uma vez encontradas dissolverão o tédio e logo te hão de restituir curado de irritações ao ambiente a que regressas. (Marco Aurélio)
Embora esta reflexão contenha algumas palavras ou um estilo arcaico, a sua essência é muito atual. Se não conseguirmos buscar dentro de nós mesmos a paz, a serenidade, a solidão para nosso encontro conosco mesmos e até com Deus, não será fora de nós que a teremos de um modo positivo e aproveitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário